Calças e saias com pregas, papetes, suspensórios, tricôs com padrões xadrez, quadriculados e de losangos, e mocassins com meias visíveis. É assim, com peças típicas do brechó, que o estilo “grandpacore”, ou “vovôcore”, é um dos principais da temporada outono-inverno deste ano.
O termo surgiu no TikTok e os vídeos marcados na categoria #grandpacore já acumulam, juntos, mais de 40 milhões de visualizações. Segundo a plataforma Pinterest, em que os usuários buscam inspirações estéticas, entre 2021 e 2023, as buscas de seus usuários pelo termo “moda vovô” subiram em 65%, enquanto por “estilo vovô” aumentaram 60% e por “moda urbana retrô”, 55%.
A rede social afirma que as gerações que lideram as buscas são a Z (jovens nascidos entre o fim dos anos 1990 e início dos 2010) e boomer (entre as décadas de 1940 e 1960), embora os millennials (início dos anos 1980 até metade dos 1990) possam ser vistos a olho nu entre os adeptos.
Famosos e tendências
Entre os famosos que aderiram ao estilo, destacam-se o rapper Tyler, the Creator, considerado o emblema máximo do “grandpacore”, Harry Styles, Billie Eilish, Pharrell Williams, Kendall Jenner e Hailey Bieber. A grife Miu Miu lançou mão do “grandpacore” na Semana de Moda de Paris deste ano.
Também conhecida como “eclectic grandpa”, ou “vovô eclético”, a tendência abarca tanto peças masculinas e femininas quanto as sem gênero, a despeito da palavra “vovô” na denominação.
A estética tem sido mesclada com a linguagem urbana do “streetwear” — uma característica típica da geração Z, diz Sofia Martellini, estrategista de moda da WGSN, empresa especializada em tendências de consumo.