Ômega-3, cálcio, fibra e ferro: esses são apenas alguns dos nutrientes que enriquecem a chia, fazendo dela uma riquíssima fonte de boas propriedades para a saúde. Flavio Giusti, no entanto, acredita que, mais do que essas razões, a chia também é um excelente alimento para aliar a dietas veganas, visto que é versátil e pode ser consumida de variadas formas. Desse modo, se você quer conhecer mais sobre essa semente, então você está no lugar certo!
Por que consumir chia?
Antes de tudo, o empresário Flavio Giusti, que é vegano há 10 anos e idealizador do VegetariRango — primeiro programa de culinária vegana do Brasil — comenta que a chia é benéfica em diversos aspectos. O primeiro deles é o fato de possuir o famoso efeito “tira-fome”, pois é rica em fibras, que é o nutriente responsável pela saciedade.
Além disso, por possuir ômega-3 em sua composição, o vegano Flavio Giusti comenta que ela é extremamente recomendada para ser aliada dos cuidados do coração. Isso porque esse nutriente auxilia no bom funcionamento do órgão, graças ao seu poder de diminuir o colesterol ruim do sangue, assim como a formação de coágulos.
Mas, não somente, a chia também possui mais cálcio que o leite, o que contribui para o fortalecimento dos ossos e, consequentemente, na redução dos riscos de adquirir doenças ósseas. Flavio Giusti comenta que ela também é rica em ferro e proteínas, o que é ótimo para quem sofre de anemia e para quem realiza exercícios físicos, respectivamente.
A chia possui, ainda, diversos outros benefícios, como o magnésio, a vitamina A, o potássio, as vitaminas do complexo B, o zinco e o cobre. Em diferentes medidas, tudo isso contribuirá para o fortalecimento do sistema imunológico, a proteção da pele e dos olhos contra o envelhecimento, para o bom funcionamento do metabolismo e sistema nervoso, dentre outros. Para o renomado Flavio Giusti, essa é a verdadeira definição de alimento incrível!
Mas afinal, em quais pratos utilizar a chia?
Visto isto, o ex-MasterChef Flavio Giusti comenta que essa semente pode ser utilizada em diferentes pratos veganos, os quais vão desde pratos doces até salgados. Desse modo, a primeira receita de sua lista é o famoso pudim vegano, cuja base é a chia e o sabor pode ser variado. Na prática, a semente, após hidratada, substituirá o ovo, a fim de que cumpra a função de “dar liga”.
Além disso, você também pode preparar uma mousse de chica com cacau, que para Flavio Giusti, é uma das melhores receitas doces da vida! Para isso, você precisará apenas da chia, do cacau, do leite de avelã e de mel, para adoçar. Outra receita interessante, também, é a gelatina de chia, que leva frutas vermelhas, leite de coco — ou qualquer leite vegetal de sua preferência — e açúcar, adoçante natural ou mel para adoçar.
Bolinho de aveia com banana, maçã e chia, sorvete de frutas com chia, salada quinoa com chia, cocada e tantas outras receitas também é possível realizar com a chia, dentro da culinária vegana. No entanto, se você ainda não se sente seguro para criar pratos veganos na sua cozinha ou, ainda, para consumir a chia e outros alimentos diferenciados, não deixe de acompanhar as dicas de Flavio Giusti por meio de seu canal no youtube e do seu instagram, cujo user é o @vegetarirango.