Para a empresária e economista Claudia Angelica Martinez, uma das principais dificuldades de vendas, tanto para o público feminino quanto para o masculino, tem relação com a abordagem ao cliente. Sendo essa a primeira etapa para um negócio ou venda de sucesso, torna-se, também, algo crítico, e na maioria das vezes, bastante desafiador.
De qualquer maneira, existem métodos que auxiliam qualquer empresário a fazer parceria ou vender os seus serviços, seja falando de uma forma mais positiva e interessante com o seu cliente, ou somente apresentando melhor o seu produto. Contudo, ainda que táticas como essas sejam utilizadas para ter uma boa aproximação, existem alguns erros que devem ser evitados durante uma conversa. Mas você sabe quais são eles? Descubra através da leitura completa do artigo.
No momento da abordagem
Conforme explica a empresária Claudia Martinez, o momento de conversar com um cliente deve ser levado a sério, pois dependendo da forma e do interesse dele, é possível garantir um fechamento de acordo muito maior do que o esperado. Métodos como estar bem apresentado e preparado podem vir a ser bons auxiliares. E como já dissemos, é essencial evitar alguns erros, tais como:
- Se basear em um roteiro;
- Falar sem pausas;
- Falar sem autoridade;
- Fazer repetições.
Esses tópicos, em um primeiro momento, parecem se referir a coisas simples, porém, o que as pessoas ainda não sabem é que involuntariamente muitos cometem essas gafes, e por isso devem evitá-las a todo custo, quer saber como? Ora, é simples, basta realizar o oposto dessas ações. Observe:
- Tenha um roteiro, mas crie você mesmo o seu diálogo
Conforme pontua a economista Claudia Angelica Martinez, durante uma abordagem é bastante válido ter um roteiro, isto é, um script bem preparado, pois isso poderá te auxiliar na condução da conversa. Porém, uma vez que o diálogo já esteja se encaminhando, não fique sempre no script, pois isso fará com que você fique muito robotizado, e o cliente ou sócio perca o interesse na sua apresentação.
- Faça pausas e deixe o outro falar
Além disso, um erro bastante comum, e que muitas empreendedoras e empreendedores cometem é falar demasiadamente. Sabemos que, às vezes, o nervosismo faz com que o cérebro apresente diversas informações, e o medo de não falar todas elas transmite uma sensação de assunto inacabado, entretanto, é preciso respirar e dar espaço para o outro fazer apontamentos. Dessa maneira, ficará muito mais agradável prosseguir com uma conversa.
- Apresente uma postura confiante
Vale ressaltar que a sua postura será avaliada a todo o momento, por isso, evite falar baixo ou gaguejando, pois isso faz com que você perca autoridade. Tente falar com mais energia e ânimo sobre o que está oferecendo, de forma que o outro perceba que precisa mais do que você está oferecendo, do que você precisa dessa venda. Parece ser uma tarefa complicada, mas um bom treinamento já ajuda.
- Não faça repetições desnecessárias
Por fim, queremos destacar que fazer repetições desnecessárias prejudica a aproximação com o interessado. Conforme comenta a empresária Claudia Martinez, é sempre bom evitar se referir-se a ele da mesma maneira, ou transmitir a mesma informação duas ou três vezes, e lembre-se: uma boa preparação fará com que a abordagem esteja completa, e qualquer acordo só poderá ser fechado após o interesse do cliente.