Para o detetive Eloy de Lacerda Ferreira, as séries sempre tiveram um lugar especial na vida das pessoas e muitos de nós costumamos acompanhar várias séries ao mesmo tempo, e de diversos gêneros. Em muitos casos somos influenciados pelas coisas que acompanhamos e passamos até a acreditar em situações e histórias totalmente impossíveis de ocorrer no mundo real.
Pense naquele episódio de alguma série de investigação criminal em que os crimes mais horrendos, que provavelmente nem seriam resolvidos na realidade, acabam sendo solucionados em pouquíssimo tempo. Nesse tipo de série achamos surpreendente o suspense e a forma com que os investigadores conseguem resolver todo tipo de crime, desvendando todos os mistérios envolvidos.
No entanto, o detetive Eloy de Lacerda Ferreira comenta que mais por mais empolgante que essas séries sejam, elas mentem muito e criam uma ilusão, perfeitamente aceita por nós telespectadores. Isso não é feito de forma intencional, é só uma forma de tornar os fatos e acontecimentos dessas séries ainda mais interessantes para quem está assistindo. Assim, acompanhe a seguir algumas mentiras que acreditamos devido a séries de investigação criminal. Boa leitura!
Veja quais as mentiras que as séries de investigação criminal nos contam
Testes de DNA
Uma mentira muito comum em séries de investigação criminal, os teste de DNA que na realidade demoram um tempo considerável para serem concluídos, nas séries, esse tipo de teste cria a ilusão de que é algo feito de forma rápida e instantânea. Isso ocorre por diversos motivos, o primeiro é que o tempo de uma narrativa não corresponde ao tempo cronológico, e também, isso traz mais fluidez à trama investigativa cujo objetivo é resolver os crimes de forma rápida e eficiente.
Impressões digitais
Outra ilusão criada pelas séries de investigação criminal, diz respeito à coleta de impressões digitais que parece algo muito fácil de ser realizado. No entanto, Eloy de Lacerda Ferreira comenta que na realidade isso é algo muito difícil de conseguir, principalmente quando pensamos nos objetos aleatórios tão comuns nas cenas desse tipo de série.
Luz ultravioleta
Uma clássica cena das séries de investigação é aquela em que a polícia científica usa luzes ultravioleta para identificar rastros de sangue na cena do crime. O que muitos não sabem é que o sangue brilhar no escuro é uma grande ilusão contada pelas séries. O detetive Eloy de Lacerda Ferreira explica que a luz ultravioleta tem esse efeitos apenas em fluidos corporais, como urina, leite materno, sêmen e saliva.
Investigadores forenses
Por fim, nas séries de investigação criminal é muito comum que os investigadores forenses sejam vistos como verdadeiras celebridades e heróis que desvendam crimes. No entanto, a verdade é que esses profissionais são pessoas comuns que nem sequer tem permissão para portar e apontar armas.
Assim, podemos observar que as séries de investigação criminal nos iludem e nos fazem pensar que os crimes são fáceis de serem resolvidos. Isso acontece para prender nossa atenção e apenas para nos fazer mergulhar e comprar efetivamente aquela trama. Cabe dizer que isso significa que você deve abandonar imediatamente essas séries, pelo contrário é bom que você continue assistindo. Por fim, será que você já caiu em alguma dessas ilusões?