Conhecido como leiomioma uterino, o mioma é uma das doenças que mais acometem as mulheres de todo o mundo, explica o expert em saúde feminina, o Dr. Orcione Guimarães Júnior. Apesar de ser um tumor benigno, a condição fisiológica pode causar espanto para quem acabou de receber o diagnóstico. Mas calma, apesar de assustador, os miomas uterinos são tratáveis. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:
Mas afinal, o que são miomas?
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães, o útero feminino é um órgão muito importante para a saúde feminina. Suas funções são incontáveis, e ele é composto por três camadas de tecido. As mais externas, como o miométrio, podem apresentar o crescimento inapropriado de tumores. Apesar do nome, eles não são considerados como câncer. Entretanto, é preciso fazer alguns exames para saber se a massa que cresceu em volta é realmente um mioma ou um câncer raro.
Quem pode desenvolver um mioma?
Agora que você já sabe exatamente o que de fato é um leiomioma, é importante falarmos quem é que pode desenvolver essa condição que de rara não tem nada. Isso porque, segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, essa anomalia pode atingir cerca de 80% das mulheres ao longo da vida. Além disso, em alguns casos, a mulher ao menos apresenta um sintoma físico, como acontece com outras doenças. Além disso, pesquisas apontam que os miomas apresentam sintomas mais fortes em afrodescendentes, o que facilita o diagnóstico e o tratamento.
Quais são os sintomas?
Como mencionado anteriormente, nem sempre essa condição gera algum sintoma. Às vezes, muitas mulheres só o descobrem por conta dos exames de rotina, fator muito importante a ser seguido para garantir a sua saúde. Apesar desse fato, algumas condições podem apontar a presença do mioma. Veja quais são:
- Fluxo menstrual intenso
- Dor pélvica
- Inchaço na região abdominal
- Varizes e inchaços nas pernas
- Vontade intensa de urinar
- E em alguns casos, a infertilidade
Como saber se tenho ou não um mioma?
Caso você tenha se identificado com algum desses sintomas, é normal que esteja se perguntando o que fazer agora, certo? A fim de sanar a curiosidade, e até a ansiedade para saber se é ou não um mioma, o Dr. Orcione Guimarães Júnior comenta que a doença é diagnosticada a partir do aumento do tamanho normal do útero, ou se detectado alguma forma irregular em sua superfície.
Esses dois fatores são primordiais para guiar o médico ginecologista ao diagnóstico do problema, e só é feito após os resultados de alguns exames de praxe, presente no que diz respeito à saúde da mulher. Para o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, é mais do que recomendado procurar um bom médico, um profissional de sua confiança, que irá te alertar e te guiar da melhor forma possível.