segunda-feira, dezembro 6, 2021
spot_img

Roacutan pode afinar o nariz? Entenda os perigos da trend do TikTok

de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham

As tendências no TikTok surgem com grande frequência e viram febre entre a galera. Mas é importante ficarmos atentos às brincadeiras e desafios que podem trazer riscos e consequências sérias para nossa saúde, viu?

Nos últimos tempos, alguns tiktokers têm mostrado o antes e depois do nariz após o tratamento com Roacutan, remédio também conhecido como Isotretinoína, que costuma ser receitado para o tratamento de acne severa, dizendo que teriam recebido uma “rinoplastia” com o uso do medicamento. Será mesmo? Para desmitificar o assunto, conversamos com dois especialistas. Vem entender direitinho!

<span class="hidden">–</span>GIPHY/Reprodução

Os vídeos viralizaram na plataforma e surgiram vários questionamentos a respeito do remédio. Dá uma olhadinha neste exemplo que encontramos no TikTok:

@carolandrade264

Eu to chocada com essa mudança 😂 Muita gente notou essa diferença!! #roacutan #nariz #fyp

♬ UCKERS – Shygirl

Mas nem tudo é o que parece! Ao tomar Roacutan buscando resultados como afinar o nariz e sem acompanhamento médico, você pode colocar a sua saúde em risco. Cuidado!

Conversamos com o cirurgião plástico Paolo Rubez, membro e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que nos explicou que o medicamento pode ser utilizado para afinar o nariz, no entanto, apenas após a operação cirúrgica, caso o paciente tenha uma pele mais grossa. Desse modo, ele ajuda no processo de recuperação e pode intensificar o resultado.

Ou seja, o que vemos nos vídeos do TikTok é a pele que foi levemente afinada. “O fato de afinar a pele não mexe com o resto da estrutura do nariz [o osso e a cartilagem]. O Roacutan não é capaz de grandes mudanças“, completa o cirurgião.

Em quais casos o Roacutan é indicado?

A dermatologista Paola Pomerantzeff, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia, contou que o Roacutan só é indicado para o tratamento de acnes graves, as que já chegaram no nível 4. Ele é um remédio superforte e, em alguns casos, pode causar efeitos colaterais. Por isso, o acompanhamento médico é indispensável.

“O Roacutan é metabolizado pelo fígado, então o paciente precisa fazer um exame de sangue de mês em mês e realizar o acompanhamento laboratorial para ver se está tudo certo. Assim, evitamos riscos à saúde para que o tratamento seja seguro e dê ótimos resultados”, explica a dermatologista.

O alerta também foi feito neste vídeo postado no TikTok:

@annalu.santos

Deixa sua dúvida nos comentários ib: @carolandrade264 #vaiprofycaramba #roacutan #rinoplastia

♬ som original – annalu.santos

Tratamento com Roacutan deve ser feito apenas com acompanhamento médico! Combinado?

Quem colaborou nesta matéria: Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Latest Posts

spot_img

Recentes