terça-feira, setembro 28, 2021

5 dicas infalíveis que ajudam no crescimento dos cílios

Os cílios fazem toda a diferença no olhar quando queremos um visual mais poderoso, não é mesmo? Adoramos alongá-los e curvá-los com máscaras próprias e...

14 documentários, filmes e séries sobre assédio sexual pra ver na Netflix

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação

Vítima de abuso sexual durante a infância e hoje ativista que ampara outros sobreviventes, o psiquiatra infantil Miguel Hurtado conta que a pessoa que sofreu episódios de assédio sexual pode demorar até 21 anos para entender realmente o que houve com ela. Muitas vezes, esse “estalo” vem em momentos aleatórios ou se dá quando a vítima assiste a algo que a faz compreender o que ela viveu, especialmente se foi durante a infância ou adolescência.

<em>Netflix vem apostando muito em títulos sobre assédio sexual e violência contra a mulher</em>Netflix/Divulgação

Tão importante quanto denunciar, é falar sobre o assunto e expor casos que não só causam indignação, mas escancaram padrões, de acordo com Hurtado. Para ele, a maioria das histórias sobre assédio sexual tem uma linha de desenvolvimento parecida, o que pode ajudar as vitimas e suas famílias.

A seguir, você encontra uma lista de 14 títulos que abordam a temática para assistir na Netflix:

1. Exame de Consciência

Miguel Hurtado é um dos personagens do documentário da Netflix de 2019, que relata casos de abuso sexual que aconteceram em instituições católicas da Espanha. Ele usa a Igreja como exemplo para mostrar como aqueles que detêm poder nas mãos conseguem silenciar suas vítimas e usar da culpa e vergonha a seu favor. O doc tem três episódios de cerca de 1h de duração cada.

2. Gloria Allred: Justiça Para Todas

O documentário de 1h 36m foi lançado em 2018 e conta a história de advogada norte-americana Gloria Allred, que enfrentou na Justiça nomes poderosos acusados de assédio, como o comediante Bill Cosby e o bilionário Donald Trump. Ele mostra como o poder e recortes machistas podem interferir em julgamentos.

3. Crimes em Deli

A série indiana ganhadora de um Emmy Internacional tem 6 episódios, de mais ou menos 1h de duração cada, e é baseada em um crime de estupro coletivo que ocorreu em Nova Deli, em 2012, no bairro de Munirka. A trama é pautada em cima da policial Vartika Chaturvedi, que trabalha para desvendar o caso. O estupro, cuja vítima foi uma jovem de 23 anos, que morreu dias depois, em decorrência dos ferimentos, foi responsável por fazer a Índia endurecer suas leis de combate a crimes sexuais e contra a mulher.

4. Nevenka: Assédio Sexual em Espanha

O documentário tem três episódios de cerca de 40 minutos cada e conta a história de Nevenka Fernández, conhecida por ser a primeira mulher a denunciar na Espanha um crime de assédio contra um político, que foi condenado pelo tribunal. Mais uma vez, o poder que os acusados podem exercer sobre as vítimas e a Justiça é explorado.

5. Jeffrey Epstein: Poder e Perversão

Em quatro episódios, você conhece quem foi Jeffrey Epstein, um figurão norte-americano que cuidava das finanças de muitos homens poderosos, como Donald Trump, e criou um esquema de “pirâmide sexual”, em que pagava para assediar menores de idade. Se estas decidissem denunciar ou ir embora, ele usava de seu poder, oferecia mais dinheiro e pedia que a menina trouxesse uma amiga no próximo encontro. Epstein morreu em 2019 e um de seus colegas mais famosos é o Príncipe Adrew, filho da Rainha Elizabeth II, denunciado por explorar sexualmente uma garota de 16 anos.

6. O Silêncio do Céu

O filme nacional mostra a luta de Diana (Carolina Dieckmann) para lidar com seu grande trauma: o fato de ter sido estuprada por dois homens dentro de sua casa, sendo um deles seu marido. Além disso, ela precisa enfrentar as chantagens dos agressores, que fazem de tudo para silenciá-la.

7. Bikram: Yogi, Guru, Predator

Com 1h 26m de duração, o documentário explora a ascensão e queda de Bikram Choudhury, fundador da hot yoga. Sua fama se deu durante os anos 70, em Beverly Hills, e foi apenas em 2010 que inúmeras vítimas reuniram coragem para denunciá-lo por assédio sexual e agressões. Hoje, Bikram Choudhury tem 77 anos e vive no México, para onde fugiu em 2017.

8. Um Olhar do Paraíso

É com uma suavidade, mas uma agressividade tremenda, que o filme conta o drama de Susie Salmon, uma jovem de 14 anos que foi assassinada após ser estuprada por um homem que era conhecido por todos no bairro. O longa tem 2h 15m, é de 2009 e conta com o talento da incrível Saoirse Ronan no papel principal.

9. Athlete A: Abuso de Inocência

O documentário de 1h 43m, lançado em 2020, relata o caso recente de ginastas que denunciaram Larry Nassar, até então médico da seleção olímpica dos EUA, por abuso sexual. A primeira denúncia ocorreu em 2016 e foi relatada por um jornal de Indianápolis. Por mais de 20 anos, ele abusou de centenas de atletas menores de idade. Durante julgamento, o criminoso chorou em apenas um dos inúmeros depoimentos dados pelas vítimas. Nassar foi condenado a 60 anos de prisão por pornografia infantil e 175 anos por abusos sexuais.

10. Sex Education

Um dos seriados queridinhos da Netflix traz discussões importantíssimas que podem ajudar muitos jovens a entenderem questões que envolvem sexo e consentimento. Na 2ª temporada, por exemplo, acompanhamos o drama de Aimee (Aimee Lou Wood), que é assediada por um homem no ônibus, que inclusive ejacula na calça dela. O trauma é tão grande que a adolescente não consegue mais andar sozinha de ônibus, mas conta com o apoio das amigas para superar os medos e conseguir fazer uma denúncia na polícia.

11. Quarto 2806: História de uma Acusação

Lançado em 2020, o documentário tem quatro episódios e conta como uma denúncia de estupro feita contra Dominique Strauss-Kahn, até então diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, culminou em outras acusações de assédio. Na época em que a vítima, Nafissatou Diallo, denunciou o figurão, ele era um dos principais nomes para se tornar presidente da França.

12. Sobrevivi a R. Kelly

A série documental tem duas temporadas e relata os episódios de agressões físicas, abusos sexuais e torturas psicológicas sofridos por mulheres negras que foram vítimas do rapper afro-americano R. Kelly, atualmente preso. Muitos depoimentos são dados por pessoas que foram vítimas do cantor quando ainda eram menores de idade.

13. Audrie & Daisy

Lançado em 2016, o documentário tem 1h 35m e conta a história de duas jovens, de cidades diferentes, que sofrem um crime em comum: abuso sexual cometido por amigos da escola. Uma curiosidade bastante triste é que, em 2020, Daisy Coleman, uma das vítimas, morreu por suicídio aos 23 anos. “Gostaria de ter tirado a dor dela”, disse a mãe, Melinda, nas redes sociais.

14. Olhos que Condenam

A série de 2019 é um soco no estômago. Ela conta a história de cinco jovens negros, moradores do Harlem, em Nova York, que foram acusados injustamente em 1989 de terem estuprado uma mulher no Central Park. Os quatro episódios mostram ainda como a promotora Linda McCray construiu na época uma narrativa sem provas apenas para culpabilizar os adolescentes, escancarando o racismo estrutural que existe também no sistema judiciário.

Latest Posts

Lucy Hale sobre autoestima na adolescência: “Não amava o meu corpo”

Corpo e autoestima foram alguns dos assuntos sobre os quais Lucy Hale comentou em recente entrevista à revista SHAPE. A atriz, que está no...

Selena Gomez relembra ~acidente~ de beleza no MET Gala: “Terrível”

Nesta semana, Selena Gomez gravou seu segundo tutorial de maquiagem para a Vogue americana. No vídeo, ela ensina o passo a passo de um...

Horóscopo do dia: a previsão para os signos hoje, quinta-feira (9/9)

Horóscopo do dia: a previsão para os signos hoje, quinta-feira (9/9)Acervo/CAPRICHO Áries Quinta-feira de cumplicidade e afeto nas alturas com a Lua conjunta a Mercúrio e...

Estátuas de Paulo Gustavo serão inauguradas em Niterói; veja foto

A Prefeitura de Niterói divulgou que, em novembro, vão inaugurar as duas estátuas em homenagem ao ator e humorista Paulo Gustavo no Campo de...

Recentes

31 ideias estilosas para turbinar seus looks com saia jeans

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação Que tal descobrir novos jeitos de combinar a sua saia jeans? Existem vários truques e combinações para deixar o seu visual ainda mais...

Sasha Meneghel faz procedimento para deixar lábios volumosos: “Amei”

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação Nesta semana, Sasha Meneghel decidiu aderir ao pump lips, um procedimento estético que está fazendo sucesso entre as famosas. No Stories do Instagram,...

Horóscopo do dia: a previsão para os signos hoje, terça-feira (31/8)

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação Horóscopo do dia: a previsão para os signos hoje, terça-feira (31/8)Acervo/CAPRICHO Áries As energias harmonizadas de Lua, Vênus e Júpiter conectam a área comunicativa e...

Camila Cabello usou vestido digno de princesa com tênis branco

<span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação A nova versão do filme Cinderella, estrelado por Camila Cabello, chega na Amazon Prime Video no dia 3 de setembro e os fãs...

Esta coleção de maquiagens inspirada em Sex Education está linda!

Otis e Maeve, de Sex EducationGIPHY/Netflix/Reprodução <span class="hidden">–</span>CAPRICHO/Divulgação Se você é fã de Sex Education e adora o universo da beleza, vai se apaixonar pela nova...