segunda-feira, maio 23, 2022
spot_img

Dr. José Pedro Said Júnior ensina como abrir um escritório de advocacia

José Pedro Said Junior

Grande parte dos advogados recém formados tem como objetivo abrir o próprio escritório. Isso pode levar algum tempo, mas trata-se de uma meta perfeitamente alcançável. O Dr. José Pedro Said Júnior possui um escritório na cidade de Campinas e atua há mais de 30 anos. Pensando nisso, ele trouxe os passos principais para quem deseja abrir um escritório. Se esse é o seu caso, confira essas dicas:

Registro na OAB

Esse é o primeiro passo para quem deseja atuar no ramo da advocacia. O registro na Ordem dos Advogados do Brasil é fundamental para obter o seu próprio escritório ou para qualquer outra função que exija exercer os conhecimentos como advogado. Então antes de seguir para os próximos passos, tenha em mente que sem o registro na OAB não será possível praticar a advocacia. Para tirar o CNPJ do escritório, o registro será solicitado.

Escolher o nicho de atuação

A área do direito é uma das que mais tem possibilidades de diferentes segmentos para atuar, comenta o Dr. José Pedro Said Júnior. É importante tomar a decisão sobre qual caminho seguir antes mesmo de dar início ao processo de abertura do escritório. É fundamental que a sua escolha seja baseada na sua afinidade com as especialidades e não por outros atores como dinheiro e sucesso. Faça uma pesquisa de mercado sobre as áreas que têm mais interesse.

Analise se a sociedade é uma opção

Muitos profissionais optam por montar uma sociedade com outros advogados. Essa atitude pode ser tomada por vários motivos, como a divisão de custos, adquirir experiência com outro advogado ou sociedades em família. É imprescindível que todos os sócios sejam advogados com registros na OAB. Após a abertura da empresa é possível contratar estagiários e outros profissionais.

Estrutura da empresa

A estrutura da empresa nesse caso diz respeito ao local onde sua empresa irá atuar, explica o Dr. José Pedro Said Júnior. Atualmente, um escritório físico não é a única opção de atuação para os advogados empreendedores. É possível atender na sua casa ou em formato de coworking. Sobretudo no início, é comum que os advogados atendam de maneira independente, sem uma estrutura física pronta.

Planejamento

O planejamento é essencial se você deseja abrir qualquer tipo de negócio. A parte financeira é um dos fatores principais que exigem planejamento, o ideal é listar todos os seus gastos iniciais e consultar ajuda de um profissional de finanças, se necessário. Esperamos que essas dicas do Dr. José Pedro Said Júnior possam te ajudar a conquistar o seu sonho de atuar no seu próprio escritório de advocacia.

Latest Posts

spot_img

Recentes