quinta-feira, julho 7, 2022

Compreenda melhor o papel do farmacêutico toxicologista

Você já deve saber que o ramo da farmácia possui uma série de especializações e dentre elas está a toxicologia. Como pensa o empresário Manoel Conde Neto, o principal objetivo dessa área de atuação é identificar e estudar os efeitos causados no organismo pelas substâncias químicas. Por isso, se você possui interesse ou curiosidade nesse assunto, leia este artigo até o final e entenda as funções atribuídas ao profissional farmacêutico toxicologista.

 

De início, é importante que você entenda que o principal ramo de atuação desse especialista é em emergências, além do seu auxílio prestado em indústria alimentícias e também na área de cosmetologia, quanto a composição dos produtos e suas reações adversas. Na perspectiva do empresário Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, essa área possui como base, práticas científicas mais antigas que analisam o organismo humano e sua evolução mediante o uso de substâncias químicas. 

 

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre essa área, vamos entender o papel do farmacêutico especialista em toxicologia. Caso você não saiba, dentro desse ramo, há duas principais subáreas a serem seguidas por esse profissional, sendo elas a analítica e a experimental. Como assimila o empresário Manoel Conde Neto, o setor analítico compreende todo o processo de identificar e quantificar os agentes químicos presentes em matrizes biológicas e não-biológicas, enquanto que o setor experimental engloba a prevenção e diagnóstico dos organismos presentes em corpos. 

 

Como você deve imaginar, o farmacêutico toxicologista corrobora para o controle de qualidade laboratorial e também auxilia no gerenciamento de resíduos, de modo que não tragam efeitos nocivos à população. Sendo assim, é nítido que o papel desse farmacêutico especialista é o de ministrar informações que detém os efeitos nocivos do uso não-médico de fármacos e drogas lícitas e ilícitas.  

 

Conhecendo esse ramo de forma mais detalhada, você atuaria nessa profissão? Saiba que essa especialização reúne conhecimentos da área de ocupação, forense e também ambiental. Assim, na concepção do empresário Manoel Conde Neto, o especialista também pode atuar analisando produtos alimentícios, e não somente medicamentos, além de que pode abranger sua ocupação pela área de perícia criminal e até mesmo na área ambiental. 

 

A perícia criminal pode ser uma área atuante do profissional farmacêutico especialista em toxicologia, no que se refere a toxicologia forense que engloba atividades em locais de infração penal, presença de drogas no organismo de pessoas e até mesmo falsificações de medicamentos. Em oposição, a área ambiental inclui a análise de contaminantes do ar, poluição atmosférica e seus efeitos nos indivíduos, além de auxiliar no processo de tratamento de dejetos industriais e seu correto manejo.

Latest Posts

spot_img

Recentes