Você está pensando em investir em infoprodutos? Sabe quais são as etapas fundamentais para o desenvolvimento desses negócios? Para Juliano Luiz Casamalli — sócio na Olam FiT —, é importante conhecer os detalhes essenciais na criação desses empreendimentos. Assim, é possível garantir resultados positivos nas operações. Por isso, para conhecer mais sobre esses tipos de produtos e entender as principais etapas da sua formação, continue a leitura deste artigo!
O empreendedorismo digital tem ganhado cada vez mais visibilidade entre os empreendedores, não é mesmo? Devido aos seus benefícios — como o maior alcance, o baixo custo para iniciar e as grandes chances de crescimento — diferentes pessoas têm migrado para esse tipo de negócio. Nesse contexto, uma das principais opções de empreendimentos voltados para este ramo são os infoprodutos.
Sobre os infoprodutos
Os infoprodutos são um tipo de produto desenvolvido e comercializado de forma virtual. Eles correspondem a conteúdos cujo principal objetivo é o de ensinar ao público algum assunto — seja ele de qualquer área. Juliano Luiz Casamalli entende que essa é uma maneira de expor ensinamentos de modo mais acessível — já que os processos ocorrem virtualmente.
Exemplos de infoprodutos
Nesse sentido, saiba que existem diferentes formatos de infoprodutos. Um deles, por exemplo, são vídeos, que podem ser desenvolvidos através de cursos online, workshops, palestras e transmissões ao vivo. Além disso, os modelos escritos como os ebooks e publicações em blogs e sites, também estão incluídos neste grupo. Vale ressaltar que podcasts e audiobooks, são considerados tipos de produtos digitais. Interessante, não?
Etapas do desenvolvimento de um infoproduto
Se você pretende investir em um infoproduto é importante esclarecer quais são as etapas fundamentais para o seu desenvolvimento. Dessa maneira, saiba que a primeira delas é a de decidir qual assunto será ensinado. Nesse caso, é interessante produzir um conteúdo que esteja em conformidade com sua área de formação e especialização. O sócio fundador na Neo Prosperity, Juliano Luiz Casamalli, comenta que esse é um detalhe essencial.
Formato do infoproduto
Com o conteúdo em mente, outra etapa do desenvolvimento do seu infoproduto é a de escolher o formato em que ele será disponibilizado. Como visto anteriormente, ele pode ser comercializado em vídeo, áudio ou documento escrito. Assim, é importante avaliar qual dessas opções atende melhor às suas necessidades e habilidades. Essa escolha será fundamental também, para definir as ferramentas que serão utilizadas.
Plataforma para disponibilização
Por fim, outra etapa importante para a criação de um infoproduto é a de escolher em qual plataforma ele será disponibilizado. Isso também será influenciado de acordo com o formato produzido. Atualmente, existem diferentes meios em que esses produtos podem ser comercializados, como canais de cursos onlines e redes sociais. Desse modo, é essencial efetuar essa avaliação antes de lançar o seu material. Para o renomado Juliano Luiz Casamalli, esse passo é fundamental!