A 54ª edição da Casa de Criadores, um dos eventos mais importantes da moda brasileira, começa no dia 24 de julho de 2024, em São Paulo. Com o tema “Catarse”, o evento promete levantar discussões sobre moda, raça e gênero, com desfiles em locais icônicos do centro da cidade, como o Viaduto do Chá e o Vale do Anhangabaú.
A abertura do evento será marcada pelo desfile do renomado estilista Alexandre Herchcovitch, que recentemente lançou o documentário “Herchcovitch; Exposto”, celebrando seus 30 anos de carreira. A programação inclui uma série de novos designers que apresentarão suas coleções ao longo dos dias, destacando a diversidade e a inclusão no mundo da moda.
Entre os destaques desta edição estão a marca Nalimo, da estilista Day Molina, que explora a cultura indígena, e Jal Vieira, que aborda questões raciais em seu trabalho. Além disso, mais de 10 estilistas transgêneros e marcas que tratam de questões étnicas e raciais, como Estúdio Cena, Berimbau Brasil e Shitsurei, também estarão presentes.
Os desfiles ocorrerão em diversos pontos históricos de São Paulo, incluindo o Viaduto do Chá, a Praça Ramos de Azevedo e a Biblioteca Mário de Andrade. A entrada para o evento é gratuita, com ingressos limitados disponíveis através do Sympla e do Instagram do Novo Anhangabaú.
A programação do evento é extensa e variada. No dia 24 de julho, a abertura será no Salão Almeida Júnior com o desfile de Herchcovitch às 11h30. No dia 26, o Viaduto do Chá receberá desfiles de Lourrani Baas, Vivao Project e Berimbau Brasil às 17h30, seguidos por Mockup, Ken-gá, Vou Assim + DCRLHS e NotEqual às 19h.
No dia 27, a Praça Ramos de Azevedo será palco para a marca Pedra às 16h, enquanto o Viaduto do Chá terá apresentações de ‘a neoutopia’, UMS 458 – LL e Nalimo às 17h30, e Fkawallyspunkculture, Estúdio Traça, Sukeban e Le Benites às 19h. No dia 28, a Praça Ramos de Azevedo verá Artsoujê às 15h e Leandro Castro às 16h, com a Galeria Prestes Maia recebendo Studio Ellias Kaleb às 17h e o Viaduto do Chá com YHRA, N/E* Recycled, Visén, Estúdio Cena, Guma Joana e Jorge Feitosa às 18h30.
No dia 29, a Biblioteca Mário de Andrade terá Jal Vieira Brand às 16h, enquanto o Viaduto do Chá apresentará Plataforma Açu, Alexei, Dellum e Mônica Anjos às 17h30, e a Praça Ramos de Azevedo terá Ofegallery às 19h. Finalmente, no dia 30, a Praça Ramos de Azevedo verá Shitsurei às 16h, com o Viaduto do Chá encerrando o evento com Sherida, Xyboia e Dystopic.core Lab às 17h30, e Jacobina, Vittor Sinistra, Guilherme Valente e Rober Dognani X Felipe Fanaia às 19h.
A Casa de Criadores continua a ser uma plataforma essencial para a promoção de novos talentos e a reinvenção da moda nacional, celebrando a diversidade e a inclusão em cada edição.