Feirense aposta em moda plus size para valorização da autoestima feminina
Para alguns, como Dilma Melo, criar composições, combinar cores, estilos até ter o desejado ‘look’ ao próprio gosto, é uma forma de expressão. A liberdade e autonomia criativa fazem parte de como se mostrar ao mundo através de peças. Seja em pegar a ‘primeira roupa que encontra no cabide’ ou passar horas analisando estampas, vestir-se não deve ser um momento de constrangimento. Porém, com padronizações de moda e beleza, modelos e peças alvos de desejo vem sendo, historicamente, ofertados a determinados números de manequim.
Neste sentido, a moda conhecida como plus size une esforços para que corpos com medidas a partir do 46 tenham as mesmas oportunidades básicas de conforto e modelagem. Este é um dos objetivos de Dilma Melo, de 40 anos, feirense e empreendedora do ramo que, segundo a Associação Brasil Plus Size (ABPS), em pesquisa de 2022, movimenta cerca de R$9,6 bilhões por ano.
Dilma conta que, desde criança, foi envolvida com vendas. Ela passou a infância em contato com a mercearia que pertencia a seu pai. Mas o início do trajeto com a moda plus size surgiu devido à necessidade. A falta de opções de peças, estilo restrito, regras como listas de estampas ou cores a evitar se faziam empecilhos para o reforço da autoestima da feirense que, por isso, decidiu comprar roupas através da internet e vender o restante.
“Eu uso tamanho plus size e tinha muita dificuldade de encontrar, e comecei a comprar pela internet. O que dava em mim eu ficava, e o que não dava, eu acabava vendendo. Eu fazia Uefs [Universidade Estadual de Feira de Santana] e levava, eu levava para os locais em que eu trabalhava para vender e aí foi pegando”, explica.